Você deseja iniciar um programa de exercício físico?
Neste texto falo sobre as recomendações das sociedades de cardiologia sobre avaliação médica antes do início de exercício físico e como é feita essa avaliação.
A doença cardiovascular é a principal causa de morte no mundo e no Brasil. Os fatores de risco para doença cardiovascular têm elevada prevalência na população, uma vez que muitos não se manifestam com sintomas, sendo pouco diagnosticados e pouco tratados adequadamente.
A realização de exercício físico é um comprovado protetor para a saúde de uma forma geral e um dos grandes pilares de um estilo de vida saudável.
Infelizmente, uma pessoa sem sintoma pode apresentar morte súbita como primeira manifestação de doença cardiovascular em até 50% casos. Para tentar minimizar isso e promover a prática de exercício físico regular de forma segura e saudável, o American College of Cardiology (ACC) e a American Heart Association (AHA), apesar de poucos estudos sobre o tema, recomendam avaliação médica antes do início de exercício físico vigoroso para pessoas que tenham diabetes, alto risco cardiovascular e profissões de risco (ex. piloto de avião).
A Sociedade Brasileira de Cardiologia complementa sugerindo avaliação médica antes do início de exercício físico de qualquer intensidade em todos os adultos.
A avaliação médica consiste em identificar algum possível sintoma, hábitos de vida inadequados, história familiar de alguma doença cardíaca, alteração no exame físico ou anormalidade no exame de Eletrocardiograma (ECG). A realização de outros exames depende da avaliação médica individualizada.
Valorize a sua saúde e realize avaliação médica quando for indicado.